Empresas deverão desenvolver plano de saúde mental para funcionários
A obrigação foi incluída na atualização da NR-1 (Norma Regulamentadora 1), que deverá ser implementada pelas empresas a partir de 25 de maio.
A partir deste ano, empresas brasileiras deverão incluir a avaliação dos riscos psicossociais em seus processos de gestão de segurança e saúde no trabalho. A obrigação foi incluída na atualização da NR-1 (Norma Regulamentadora 1), que deverá ser implementada pelas empresas a partir de 25 de maio. Com a mudança, os riscos associados à saúde mental deverão ser identificados e gerenciados pelos empregadores.
O sócio da área trabalhista do Marcelo Tostes Advogados, Lúcio Las Casas, em entrevista para o jornal “Folha de S.Paulo”, afirma que todas as empresas, independentemente de sua classe ou tamanho, deverão cumprir as novas exigências desta norma.
De acordo com Las Casas: “Todos que não se adequarem poderão ser fiscalizados pelo MTE ou pelo Ministério Público do Trabalho, podendo sofrer sanções fiscais, multas administrativas e, dependendo da gravidade da infração, até mesmo a interdição do local de trabalho.”
🔗Confira a matéria na íntegra aqui.